Gestação

A descoberta de carregar um ser indefeso, frágil e em desenvolvimento dentro do próprio corpo é incrível...ao mesmo tempo, vem um sentimento de medo, insegurança sobre o futuro e uma preocupação com a sua capacidade de criar e educar alguém....me perguntei: Será que estou pronta?

Fiquei sabendo que estava grávida pouco tempo depois de casada pelo meu marido. Ele viu o resultado do exame pela internet e me ligou sem entender o que o exame dizia, na verdade nem ele nem eu acreditávamos que de fato tinha acontecido, e quer saber, aconteceu quando tinha que acontecer na hora certa. Quando me perguntei se estava pronta para ser mãe, a resposta não veio do meu íntimo, mas do meu querido esposo: "Sim meu amor, não tenho dúvidas. Você já está pronta a muito tempo." Foi um alívio ouvir isso de alguém tão importante. 

Quando um neném vem sem que você tenha previamente anunciado aos quatro ventos que o estava planejando ou que a opinião de alguns seja a de que podíamos ter esperado mais, você se sente como se a sua vida não lhe pertencesse de fato. Sente que as pessoas criam expectativas sobre você que não são necessariamente as suas, mas com o tempo é capaz de não permitir que o outro interfira na sua vida e na sua mente, percebe que relevante mesmo é a opinião e a decisão do casal, afinal o importante é ser feliz! 

Descobri minha gravidez logo no início, com 6 semanas para ser mais exata, o que é muito importante para que se possa acompanhar com segurança e saúde o desenvolvimento do bebê desde o princípio, isso porque o quanto antes se inicia o pré-natal, mais chances se tem de se gerar uma criança saudável. Há exames que só podem ser feitos em uma determinada semana do 1º trimestre de gestação, que podem evitar o agravamento de doenças ou diagnosticar problemas de formação.  Este período dos três primeiros meses iniciais são os mais críticos, pois é o período da divisão celular, além da formação de órgãos e membros. Muitas mulheres perdem o bebê nesta época e acredito ser por isso que muitas gestantes esperam passar esta fase para anunciar a gravidez.    
Hoje estou com 10 semanas e cada dia é um ano de ansiedade.
Depois das incertezas e temores iniciais da descoberta, vem a paranóia com a formação do neném. Pelo que tenho visto, as mães de primeira viagem são as que mais se inquietam a qualquer sintoma novo e estranho ao que já conhecia, até se um sintoma desaparecer é motivo para preocupação. Será que está tudo bem, será que ele ainda está aqui? Porque esse 1º trimestre não passa logo? Mas o que vale mesmo a pena é se esforçar para não ficar pensando besteira, relaxar e se cuidar.

Pretendo ir contando aqui cada evolução da minha primeira gestação para registrar e ter como lembrar deste momento que um dia vai passar e bem distante ficar e quem sabe até te ajudar e te informar.

Abraços,
Chris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário